Carregando...
Museu do Marcapasso - ABEC, o maior acervo sobre estimulação cardíaca artificial do mundo.

NAVEGUE PELO FABRICANTE

Conheça um pouco sobre a história do Marcapasso do fabricante Medtronic.


Mini Clinic fabricado pela Medtronic na década de 1980

Mini Clinic fabricado pela Medtronic nos Estados Unidos, na década de 1980.

MANUAL DO MARCAPASSO ATÔMICO

Na década de 1970, a empresa americana Medtronic em conjunto com a francesa Alcatel produziram várias unidades do marcapasso atômico que utilizava bateria de Plutônio ou conhecidas também como termoelétricas. Apesar da sua grande longevidade, de até 90 anos, os geradores eram muito caros e apresentavam legislação específica para o descarte pelo fabricante após a morte do paciente, estas foram as razões da descontinuidade do projeto.

Catálogo de produtos da Medtronic

Catálogos de produtos editado pela Medtronic, empresa americana, década de 1980. Nesta publicação há as descrições dos marcapassos produzidos na época, como os marcapassos das séries Spectrax e Activitrax.

Publicação sobre o Congresso da Sociedade Internacional de Estimulação Cardíaca

Em 1979, realizou-se um importante evento: “VI simpósio de estimulação cardíaca e o estado da arte da estimulação cardíaca”, encontro realizado pela Sociedade Internacional de Estimulação Cardíaca, no Canáda. Essa publicação exibe os trabalhos, temas livres e apresentações do referido congresso. Lá, o Brasil foi representado pelo estimulista Décio Silvestre Kormann de São Paulo.

Manual de programação de marcapasso

Catálogos de produtos editado pela Medtronic, empresa americana, na década de 1980. Nesta publicação, há as descrições do funcionamento dos marcapassos produzidos na época, como os marcapassos das séries Spectrax e Activitrax.

Analisador de parâmetros da cirurgia

Analisador de parâmetros das cirurgias de marcapassos, construído pela Medtronic na década de 1980. Ele possuia uma gama muito grande de opções de análise de vários parâmetros. Analisava os dois canais: átrio e ventriculo.

Programador de marcapasso dupla-câmara

Programador de marcapasso modelo 9660, fabricado pela Medtronic e foi destinado a programar um dos primeiros marcapassos dupla-câmara da história, o Byrel 5992, na década de 1970. Esse gerador era dupla-câmara, mas não possuia sensibilidade no átrio, operava somente no modo DVI (estimula as duas câmaras, mas sente apenas o ventrículo).

Marcapasso modelo 5942

Ano de fabricação: 1969

Energia: Mercúrio

Empresa: Medtronic/USA

Obs: Marcapasso com frequência regulável através de chave de fenda

Marcapasso Spectrax 5984

Ano de fabricação: 1980-1989

Empresa: Medtronic/USA

Obs: Gerador de grande durabilidade (até 14 anos)

Marcapasso modelo 5923

Energia: Baterias de Lítio/Iodobr>

Empresa: Medtronic/USAbr>